meio ambiente e conciencia planetaria
Ao final de cada módulo, vocês serão incentivados a desenvolver atividades mais amplas de pesquisa e produção de conhecimentos.
Essas atividades são inspiradas em experiências educativas relacionadas ao campo de Educação Ambiental oriundas de trabalhos de Genebaldo Dias, professor e pesquisador da Universidade Católica. Esse educador tem contribuído com relevante produção bibliográfica
que
traz
fundamentos
teóricos
e
práticos
para
o
desenvolvimento de processos de ensino/aprendizagem em Educação Ambiental. Em seu livro, “Educação Ambiental: princípios e práticas”, Genebaldo Dias ressalta a necessidade da promoção de atividades educativas que estejam associados aos ambientes urbanos, ecossistemas habitados pela maioria dos brasileiros. Essas atividades devem criar oportunidades de desenvolver uma sensibilização sobre os problemas ambientais e uma busca contínua de formas alternativas de soluções. Elas devem estimular pesquisas no ambiente urbano, relacionando os fatores psicossociais e históricos com os fatores políticos, éticos e estéticos (Dias, 2004, p.217).
Neste sentido, ao final de cada módulo, definimos um lócus para o estudo e a investigação dos grupos que participam da disciplina “Meio Ambiente e Consciência
Planetária”. No primeiro módulo, estimulamos o estudo de um Parque ou Área Verde da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No segundo módulo, o foco do estudo será o seu Bairro e no terceiro módulo, uma residência.
Com relação, a esta primeira atividade, destacamos que os parques e áreas verdes urbanas são considerados importantes espaços nas cidades, pois podem oferecer uma maior qualidade de vida à população, um local de lazer, de recreação e de educação ambiental para a população residente próxima e a outros visitantes. Além disso, esses espaços podem proporcionar aos visitantes um contato mais próximo com recursos ambientais ou questões sócio-ambientais (Melazo e Colesantim 2003).
Nesse processo de busca de informações,