Meio Ambiente e Comercio Exterior – Problema ou Solução
Módulo: 4
Atividade: Posicionamento crítico
Título: Meio Ambiente e Comercio Exterior – Problema ou Solução
Aluno: Alex Guadalupe Santarlacci
Disciplina: Gestão Ambiental e Des. Sustentável.
Turma: GEPROJ34
Introdução
Falar sobre o assunto comércio exterior e meio ambiente é controverso, e acentua-se quando considera o avanço tecnológico e o livre comércio que estimula a competitividade entre as empresas de diversos países. Contudo, com o aumento da produção para exportações estão gerando prejuízos ambientais de curto, médio e longo prazo. O livre comércio traz muitos benefícios, mas é preciso se atentar para até que ponto este crescimento compensa os impactos sofridos da natureza.
Por outro lado, muitos países praticam o protecionismo, principalmente aqueles que detêm da tecnologia, criando barreiras tarifárias para entrada dos novos produtos de outros países, o comércio externo favorece a concentração de riqueza para estas nações que produzem mais, protetoras de seus produtores e de sua produção, não necessariamente competitiva e eficiente.
Esse sistema não equitativo e discriminatório desfavorece a redução da pobreza, que é um dos desafios para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Por outro lado a Rodada Uruguai, 1986-1994, teve novidades no campo das negociações multilaterais. Novos fatores políticos e comerciais influenciaram os rumos da economia internacional, como o aumento da importância dos setores de serviços, tecnologia, investimentos e propriedade intelectual, a preocupação crescente com a sanidade de alimentos e padrões técnicos de bens. Em 1º de janeiro de 1995 foi oficialmente instituída a Organização Mundial do Comércio (OMC) que tem como ideal o livre comércio e, defende a não discriminação, através da observância das regras da nação mais favorecida e do tratamento nacional.
Justificativa
O fato é que o comercio exterior traz inúmeras vantagens para as empresas que exportam, pois elas diversificam os