Meio ambiente na era da civilização industrial
INSTITUTO DE TEOLOGIA PADRE CALLERI
O MEIO AMBIENTE NA ERA DA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL
Boa Vista/RR
2011
O MEIO AMBIENTE NA ERA DA CILIZAÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho Acadêmico da Disciplina de Antropologia Cristã, apresentado como uma das verificações de aprendizagem, vinculada ao Curso de Teologia do Instituto de Teologia Padre Calleri.
Orientadora: Profª Maria Soares
Aluno: Antônio Fonseca Cunha
Boa Vista 2011
INTRODUÇÃO
Hodiernamente o Meio Ambiente vem sendo vítima, sofrendo degradação por parte do homem, mormente pela Civilização Industrial dos países altamente desenvolvidos. Embora muitos segmentos da sociedade tenham denunciados abusos contra a natureza, não foram ouvidos no passado e hoje essas vozes formam um imenso clamor com suas manifestações populares por este mundo afora.
O mundo inteiro vem sofrendo as consequências da crise ecológica causada pela irresponsabilidade da Civilização Industrial, principalmente os países do Terceiro Mundo. O problema ecológico é bem grave e muito abrangente, envolve todo o relacionamento homem-natureza.
A Teologia Cristã vem se interessando por essa questão não só por se tratar de um problema gravíssimo atual e que tem sua repercussão nas gerações futuras, mas também por que ela é alvo de acusação, em parte, pela crise ecológica pela qual o mundo está passando.
Neste trabalho veremos os desafios e a arrogância da Civilização Industrial frente à crise ecológica, bem como as críticas dirigidas à Teologia Cristã, mais precisamente à Teologia da Criação segundo a visão antropológica de Alfonso García Rubio.
Muitos são os problemas envolvendo o meio ambiente que ameaçam a humanidade. Limitar-nos-emos a discorrer sobre alguns desses problemas, ou seja, aqueles que parecem mais preocupantes.
1.Os desafios e a arrogância da Civilização Industrial frente à crise ecológica.
Em primeiro lugar, questionemo-nos: Qual a relação, hoje, entre a População e a