Meio ambiente em livros didáticos
Costa, L. M. C2; Boer, N.3
1 Trabalho Final de Graduação - UNIFRA
2 Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
³ Professora/orientadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, RS, Brasil
E-mail: lumascki@hotmail.com; nboer@terra.com.br
RESUMO
Este texto trata da análise do tema meio ambiente em livros didáticos dos anos iniciais, do ensino fundamental, com especial referência ao Livro de Ciências. O livro tem sido adotado como estratégia de ensino e está a serviço do professor em sala de aula. Cabe discutir e analisar as representações de meio ambiente presentes nos livros mencionados a fim de compreender como as abordagens podem interferir na construção das representações de meio ambiente pelo aluno. Para tanto a pesquisa está ancorada em alguns autores como: Reigota (1995), Sauvé e Orellana (2000) e Moraes (2007), bem como documentos oficiais que orientam as políticas públicas de educação ambiental. Com este estudo constata-se que a temática em questão trás várias abordagens e que é de fundamental importância a intervenção do professor para que a construção dos alunos sobre meio ambiente não seja distorcida ou mal interpretada.
Palavras-chave: Meio Ambiente; Livro Didático; Ensino de Ciências.
1 INTRODUÇÃO
Em diversas partes do mundo são realizados eventos científicos, sociais e políticos com o objetivo de sensibilizar a sociedade e também as autoridades sobre a urgência de tratar das questões ambientais.
No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental foi criada pela Lei n. 9.795/99, em decorrência dos preceitos constitucionais de 1988. Esta lei define meio ambiente em sua totalidade e considera a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural sob o enfoque da sustentabilidade. Estabelece também que a educação