MEIO ABIENTE
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 2002. É uma importante tentativa de especificar quais ações serão necessárias, em nível global, para reconciliar o desenvolvimento com as preocupações ambientais.
O maior objetivo da proposta de Agenda 21 que eu elaborei é contribuir para um ambiente melhor no presente e no futuro, para que a transformação e o progresso não esgotem os recursos naturais e acabem com a vida.
Para realizar este trabalho, assisti ao vídeo “Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade” e refleti sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Pensei em como cada um pode fazer a sua parte para, individualmente, colaborar para a implantação da sustentabilidade como parte da vida cotidiana.
Li também o texto “A Agenda 21”, do Ministério do Meio Ambiente, que veio completar o que eu já havia assistido no vídeo.
2. Desenvolvimento
Após refletir, elaborei uma pauta com 11 ações que dão vida à minha Agenda 21 pessoal. São elas:
1. Economizar água em todos os momentos de uso, seja no banho, ao escovar os dentes ou lavar louças;
2. Separar o lixo doméstico para reciclagem;
3. Caminhar a pé ou usar bicicleta sempre que possível, para baixar a emissão de carbono provocada pela queima de combustível;
4. Não jogar lixo na rua e nem nos rios, somente no LIXO, que é o lugar adequado;
5. Evitar produtos em aerosol, que contem CFCs (clorofluorcarbono) que prejudica a camada de ozônio;
6. Promover ações em casa, no trabalho e na vizinhança, com a família e com os amigos, que oportunizem a tomada de consciência das pessoas em relação à preservação do meio ambiente;
7. Utilizar produtos de refil para diminuir o impacto ambiental;
8. Economizar energia, dando preferência à luz solar durante o dia;
9. Não deixar luz ligada sem necessidade e nem aparelhos sem uso na tomada;
10. Não desperdiçar alimentos;
11. Descartar produtos tóxicos, baterias e pilhas nos