MEI empreendedorismo
Garante os direitos previdenciários em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulheres e ,após 15 anos, a aposentadoria por idade. A família do empreendedor terá direito à pensão por morte e auxílio-reclusão.
Contratação de um funcionário a baixo custo
Esse benefício permite ao MEI admitir até um empregado com um menor custo, facilitando o crescimento de seu negócio.
Isenção de taxas para a registro da empresa
O processo de formalização MEI é gratuito. Isenção de taxa do registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento.
Ausência de burocracia
Não há burocracia para se manter formal. É necessário fazer uma única declaração anual, de forma fácil e simples através da Internet, sobre o seu faturamento que deve ser controlado mensalmente.
Acesso a serviços bancários, inclusive crédito
Com a formalização o MEI terá condições de obter crédito junto aos Bancos, principalmente Bancos Públicos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal.
Compras e vendas em conjunto
Permitir a união para compras em conjunto através da formação de consórcio de fins específicos. A Lei faculta a união de Empreendedores Individuais com vistas à formação de consórcios com o fim específico de realizar compras. Essa medida permitirá aos Empreendedores condições mais vantajosas em preços e condições de pagamento das mercadorias compradas uma vez que o volume comprado será maior.
Redução da carga tributária
O custo da formalização é muito baixo. Além de permitir ao MEI saber quanto gastará por mês, sem surpresas, lhe dará condições de crescer, pois o seu negócio contará com apoio creditício e gerencial, além da tranquilidade para trabalhar em razão da cobertura Previdenciária própria e da família.
Emissão de alvará pela internet
Toda atividade comercial, industrial ou de serviço precisa de autorização da Prefeitura para ser exercida. Para o MEI essa autorização (licença ou alvará) será concedida