Mega Construções
Mega Construções
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Carolina Caetano
Jailton Lessa
Rafael Oliveira
Sérgio Ricardo
20/06/2013
Trabalho sobre o Estádio Nacional Mané Garrincha, apresentado na turma C05
A Inauguração
Que venham a Copa das Confederações e a Copa do Mundo! Fotos: Lula Marques
O novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha reabriu oficialmente suas portas no dia 18 de maio de 2013. A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que deu o pontapé inicial do meio do campo, além do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Os grandes homenageados na inauguração foram os mais de 14 mil operários que participaram da construção desse gigante. Foram 1.027 dias de obras. Uma placa dentro de estádio mostra o nome de todos os trabalhadores, agora eternizados no Mané Garrincha.
A abertura oficial do Estádio Mané Garrincha também contou com futebol. No mesmo dia, a bola rolou pela final do Candangão, Campeonato Brasiliense de Futebol, com jogo entre os times Brasiliense e Brasília. O Brasiliense conquistou o seu oitavo título vencendo o Brasília por 3x0. O destaque da partida foi o jogador Bocão, que aos 5 minutos do segundo tempo, entrou para a história do estádio por marcar o primeiro gol.
A partida de inauguração do estádio, que serviu como primeiro evento-teste para a Copa das Confederações da FIFA 2013 mostrou que a cidade está pronta para os grandes eventos.
Estádio Sustentável
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum – entregue após a conclusão da obra – é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo Platinum.
O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto. Muitos dos materiais utilizados na obra são recicláveis ou foram reciclados