Medula Espinhal
A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central que se inicia logo abaixo do bulbo, no “forante” forame magno, atravessando o canal das vértebras lombar, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. A medula espinhal ocupa toda a extensão do canal vertebral no indíviduoadulto. Da ponta da medula espinhal sai um filamento terminal, que vai até o cocix.
O conjunto de raízes nervosas no final da medula espinhal recebe o nome de cauda liquina, por causa de sua aparência.
Função: A medula espinhal não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Os circuitos neuronominais medulares são importante na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos.
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
A medula espinhal faz parte do nosso sistema nervoso central, juntamente como o cérebro, Essa parte do sistema nervoso é responsável pelo controle de todas as atividades do individuo. Todas as informações recebidas pelos órgãos dos sistemas chegam até o sistema que fazem parte do sistema nervoso periférico, e lá são elaborados as respostas adequadas.
Meninges
As Meninges são três:
1º Meninges → Dura-Máter
2º Meninges→ Aracnoide
3º Meninges→ Pia-Máte
As meninges é uma membrana que envolve o encéfalo e a medula espinhal, serve como proteção contra mpoctos, da forma e sustentação.
A dura-máter: Meninges mais externa, e formada de tecido conjuntivo densa, ela é constituída por duas porções, uma mais externa que esta em contato e uma mais interna responsável pela sua proteção contra mpocto.
A Aracnóide: È uma membrana nervosa que esta em posição mediana, recebe esse nome em razão de sua extrutura semelhante a uma teia de aranha, entre ela e a aracnoide existe um liquido conhecido como cérebros espinhal e é formado por água, proteínas, glicose, glóbulos brancos e alguns homônios, sua