Medo do Fracasso
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia das Atividades Desportivas, lecionada pelo professor Ricardo Alves, foi-nos proposta a realização de um trabalho escrito com tema à nossa escolha, e deste modo, escolhi como tema o “Medo do Fracasso”.
O medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental, este medo pode ser despertado através de uma má interpretação, da nossa imaginação ou então de crenças que gera uma resposta de alerta ao nosso organismo.
A ansiedade é a resposta anterior ao medo, onde o indivíduo teme antecipadamente por uma situação ou objeto que lhe causa medo, porque consequentemente poderá falhar. Pode ser possível traçar uma escala do medo, no qual, o máximo é o pavor e o mínimo é apenas uma ligeira ansiedade.
Este trabalho tem como objetivo principal o conhecimento e a compreensão do medo e as suas condicionantes. Este encontra-se estruturado em cinco capítulos, permitindo uma visão mais elucidativa sobre o tema em questão.
No primeiro capítulo faz-se uma abordagem com uma explicação do que é o medo do fracasso. De seguida, no segundo capitulo, abordam-se os tipos de medo existentes no medo do fracasso. Por último, descrevem-se como podemos superar esses mesmos medos e levar uma vida na normalidade.
A pertinência do estudo do medo do fracasso é evidente, visto que no desempenho da nossa função como treinadores desportivos, é fundamental termos conhecimento dos medos dos atletas, e como isso poderá influenciar no seu desempenho à nível desportivo.
1. Medo do Fracasso
Hoje em dia, um dos principais medos de qualquer pessoa é de fracassar. Queremos sempre demonstrar ao outro indivíduo que somos capazes de concretizar um certo objetivo, mas na realidade o medo de falhar e desiludir o outro estará sempre presente na nossa vida.
Este constante medo, se não for ultrapassado, faz com que fiquemos paralisados e deixemos escapar qualquer hipótese de felicidade que a nossa