Medição do desempenho de três linhas de fabricação instaladas em ambientes de manufatura avançada utilizando
O MODELO SAPROVReferencia do artigo:
SEVERIANO FILHO, Cosmo. MEDIÇÃO DO DESEMPENHO DE TRÊS LINHAS DE FABRICAÇÃO INSTALADAS EM AMBIENTES DE MANUFATURA AVANÇADA UTILIZANDO O MODELO SAPROV. Gestão & Produção, Joãopessoa - Paraiba, n. , p.239-258, 01 dez. 1998.
EMERIQUE, Caio Carlos Thiago; CARDOSO, Julio Rios de Lima; FREITAS, Felipe Fonseca Tavares. Planejamento sistemático de layout: aplicação em uma empresa do ramo automobilístico.XXXI ENEGEP - Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial. Belo Horizonte, MG, Brasil, out, 2011.
Ideia Central
O artigo avalia o desempenho em termos de produtividade, flexibilidade e qualidade de três linhas de produção, instaladas em ambientes avançados de manufatura, utilizando a metodologia do sistema SAPROV – Sistema de Avaliação da Produtividade Vetorial.
A pesquisa realizada para teste e validação da metodologia SAPROV permitiu o processamento da avaliação por quatro procedimentos básicos: (1) determinação dos critérios de valor da manufatura; (2) determinação dos padrões referenciais de desempenho para cada critério de valor; (3) auditoria para avaliação do desempenho dos critérios de valor adotados na manufatura; e (4) aplicação dos indicadores para avaliação técnica e econômica do desempenho da manufatura. Neste sentido, o artigo analisa o procedimento de avaliação realizado, discutindo os resultados obtidos em cada uma das linhas, de modo a comprovar a legitimação do modelo SAPROV.
A justificativa se prende ao fato de que a medição do desempenho de sistemas de manufatura avançada constitui um campo do conhecimento relativamente novo, como é o caso dos estudos sobre a aplicabilidade das tecnologias avançadas de produção.
Boa Prática
A boa prática apresentada pelo artigo é a utilização do modelo