Medição de Temperatura
ENGENHARIA 2012
TEMPERATURA
TARCYLLA PRIMO
WILSON CARVALHO
ROSEIRA-SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO DE TEMPERATURA
3. ESCALAS DE TEMPERATURA
4. CONVERSÕES DE ESCALA
4.1 ESCALA INTERNACIONAL DE TEMPERATURA.
4.2 NORMAS.
5. MEDIÇÃO DE TEMPERATURA
5.1 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMORRESISTORES.
5.2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMISTORES ( TRANSDUTOR
RESISTIVO SEMICONDUTOR).
6. MEDIDORES DE TEMPERATURA.
6.1 TERMÔMETROS DE DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA
6.2 TERMÔMETRO BIMETÁLICO
6.3 TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA
7. BIBLIOGRAFIA
1.INTRODUÇÃO.
A temperatura é uma grandeza básica muito importante e de grande valia, pois através dela fazemos a medição de controle de vazão, densidade, etc. Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou de moléculas. Quando dizemos que um corpo está quente queremos dizer que existe uma grande agitação de moléculas sendo assim quando esta frio suas moléculas estão em baixa agitação. As principais escalas para medição de temperatura são Celsius, Fahrenheit e Kelvin sendo que podemos fazer a conversão de uma para outra, por uma simples fórmula. Os medidores de temperatura são divididos em direto e indireto.
2. CONCEITO DE TEMPERATURA.
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao tirarmos uma garrafa de água