Medição de pressao
1 . INTRODUÇÃO
Um mecânico foi mandado de dobrar um tubo para em um formato helicoidal para um aparelho de destilação. Como havia amassado o tubo nesta operação, ele tentou de alisar o tubo, aplicando uma pressão. Devido à pressão aplicada, o tubo ficou reto novamente. Esta descoberta conta como a base para a invenção do tubo Bourdon. Em 1846, o engenheiro alemão chamado Schinz, inventou o princípio da medição de pressão através de um tubo de paredes finos. Dois anos depois, em 1848 o francês Eugène Bourdon registrou este sensor como patente A instrumentação é a ciência que se ocupa em desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando a otimização da eficiência dos mesmos. Essas técnicas são normalmente suportadas teoricamente em princípios físicos e ou físico-químicos e utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais. Dentre essas variáveis encontra-se a pressão cuja medição possibilita não só sua monitoração e controle como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade. Assim por ser sua compreensão básica para o entendimento de outras áreas da instrumentação iniciaremos revisando alguns conceitos físicos importantes para medição de pressão. A medição de pressão possui princípios, leis e teoremas da física mais utilizados são: lei da conservação de energia (Teorema de Bernoulli); Teorema de Stevin; Princípio de Pascal e Equação Manométrica.
2. DEFINIÇÃO DE PRESSÃO
Pode ser definida como sendo a relação entre uma força aplicada perpendicularmente (90º) à uma área e é expressa pela seguinte equação:
[pic]
A pressão pode ser também expressa como a somatória da pressão estática e pressão dinâmica e assim chamada de pressão total. Pressão Estática: É a pressão exercida em um ponto, em fluidos estáticos, que é