Medição de Grandezas
Instituto de Ciências Exatas
Medição de grandezas
1.Objetivos da experiência
A experiência tinha como objetivo demonstrar como é possível obter diferentes medidas de uma mesma distância dependendo da forma como são utilizados e manuseados os instrumentos de medida
2.Introdução
Nesse experimento foi estudada a medição de grandezas físicas utilizando-se instrumentos de medidas. No experimento especificamente, foram medidas grandezas fundamentais (o comprimento da sala, intensidade da corrente elétrica) e escalares ( resistência elétrica) e utilizou-se como instrumento de medida uma régua de 1 metro de comprimento, outra de 30 centímetros e um multímetro.
Será relevante no experimento a incerteza relatada ao escrever a medida, já que essa deve ser calculada baseado no método usado para calcular as grandezas, ou seja, é variável.
Dependendo da incredulidade dos métodos utilizados, a incerteza da medida pôde ser bastante alta.
3.Experimento 1
3.1.Parte experimental e discussão
Utilizou-se a régua de 1 metro de comprimento para medir o comprimento da sala.
Como o comprimento da sala era muito maior que 1 metro, foi utilizada uma outra régua menor para marcar o final da régua maior e continuar do ponto marcado. Após várias repetições desse processo, chegou-se ao final da sala e conclui-se que a medida aproximada marcada era (12,38 ± 0,09) m. Utilizando-se o mesmo método, foi medida uma folha A4 com a régua de 30 cm, que apresentou (21,05 ± 0,05) cm de largura e (29,80 ± 0,05) cm de altura, e uma mesa da sala, que apresentou (187,0 ± 1,0) cm de largura e (90,0 ± 1,0) cm de altura. A incerteza de cada medida foi calculada logicamente baseando-se na credibilidade dos métodos de medida usados.
4.Experimento 2
4.1.Parte experimental e discussão
Utilizou-se um circuito ligado a um multímetro. A tensão desse circuito foi, incialmente, ajustado a 2,0 V, seguindo numa progressão aritmética de razão 2