Medição da vazão em rios
DEFINIÇÃO
O sistema fluvial é um termo designado para um sistema de canais fluviais, de variados tamanhos, os quais se conectam conformando uma bacia de drenagem. A “bacia hidrográfica ou de drenagem”, é limitada por terrenos mais elevadas denominados de “divisores de água”, que contribui com o aporte de água e sedimentos para o sistema fluvial principal e seus afluentes.
ADCP - Accustic Doppler Current Profile
O Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP), ou Correntômetro Acústico de Efeito Doppler, é um instrumento que determina a velocidade do fluxo em perfis verticais. O instrumento se baseia pelo efeito Doppler, o aparelho emite uma frequência de onda sonora (600kHz) a uma velocidade de 1400-1570 m/s, a qual ao ser refletida por partículas em suspensão na água e do leito do rio, sofre alteração em seu comprimento de onda (modificando a frequência), o sinal de retorno é usado para estimar o deslocamento relativo do alvo (partículas em suspensão e leito do rio) em relação a fonte (barco). Já que a velocidade das partículas em suspensão é a mesma do fluxo do rio, obtém-se a velocidade do fluxo (RDI, 2001). O modelo usado nesta pesquisa (ADCP – Rio Grande 600 kHz) é restrito a profundidades de 0.70 a 75 m, porém é mais preciso em profundidades superiores a 3 m. Testes comparativos pelo método do molinete hidrométrico e do acústico, realizados por (Gomes e Santos, 2003) indicam que não há tendência de erro na medição de descarga, porém são necessários mais testes comparativos.
O ADCP, modelo Rio Grande, trabalha com quatro beens (transdutores ou sensores que convertem sinais elétricos em sonoros e vice-versa) os quais emitem e recebem em conjunto sinais elétricos e sonoros (Figura 1).
Figura ADCP modelo Rio Grande. Esta posição mostra os “beens”, transdutores (círculos vermelhos) do ADCP. A escala mostra 20 cm de diâmetro.
Uma bússola interna mede a orientação relativa do aparelho ao campo