mediçao do ph
As Estratégias/Táticas Coletivas de uma equipe é maneira como ele se organiza nos seus Sistemas Defensivo e Ofensivo, bem como faz as Transições de um Sistema para o outro.
O Sistema Ofensivo é definido a partir de alguns fatores fundamentais, ou seja. a - do aproveitamento das aptidões e características individuais:
- dos jogadores que recepcionam o saque;
- do levantador;
- e dos atacantes. b - da elaboração da estratégia e de algumas alternativas táticas pela quais a equipe atacará; c - da distribuição equilibrada dos jogadores (de recepção, de levantamento e de ataque) em cada um dos seis rodízios, tendo em vista tornar a equipe eficiente em todos os seis.
Notas
- Sobre este último item, o treinador norte-americano, Doug Beal - Campeão Olímpico, em Los Angeles, 1984 - tem um pensamento interessante: o jogo de voleibol é um jogo de seis jogos. Ou seja, o primeiro rodízio da sua equipe contra o primeiro rodízio da equipe adversária, o segundo da sua contra o segundo da adversária e assim por diante.
- No voleibol atual foram desenvolvidos programas de informática altamente sofisticados que possibilitam o conhecimento fidedigno do aproveitamento dos jogadores que recepcionam o saque, do levantador e dos atacantes. Este meio facilita a distribuição dos jogadores pelos seis rodízios.
O Sistema Defensivo, por sua vez, também é definido considerando alguns fatores: a - conhecimento absoluto da capacidade dos bloqueadores e defensores da equipe, ou seja:
- do discernimento tático individual dos jogadores (bloqueadores e defensores);
- da estatura dos bloqueadores para cada tipo de bola levantada pelo levantador (1a. Bola, 2a. Bola, etc...);
- do aproveitamento de cada bloqueador;
- do aproveitamento e nível de habilidade de cada defensor;
- da capacidade dos jogadores suplentes para atribuições específicas (por exemplo, um alto para bloquear, um hábil para defender, etc...), a fim de suprirem deficiências