MEDINDO TRABALHO E ENERGIA EM MOVIMENTOS DE CORPOS
ANTUNES, S.R.A COSTA, R.A.A FARIA, M.H.R.A OLIVEIRA, L.R.A SILVA, B.G.A
A - Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Minas Gerais, Formiga,
Minas Gerais, Brasil
Resumo: Este trabalho procura mostrar de uma forma didática a dissipação de energia de uma força bem conhecida: a força peso. Utilizando-se de um lançador e esferas de pequena massa e medindo o alcance da esfera em relação ao ponto mais próximo do lançador no plano horizontal de referencia, podemos calcular o trabalho. Análises sobre esse movimento foram feitas e os resultados indicam que outras forças podem estar atuando.
1- INTRODUÇÃO:
Pretendemos calcular o trabalho realizado por esferas de massas conhecidas em uma pista sulcada para aceleração e lançamento horizontal dessas esferas, sobre um plano horizontal localizado a uma certa distância abaixo.
O movimento de esferas em pistas sulcadas depende muito da pista e do raio da esfera utilizado. Existem também problemas em relação ao atrito das esferas com a pista e com o ar. Neste caso, foram desconsiderados estes erros sistemáticos nos cálculos e espera-se que os valores sejam compatíveis com o esperado e que as análises possam ser feitas normalmente.
Vamos lançar esferas de alturas conhecidas através de uma rampa. Essas esferas ao saírem da rampa saem com uma velocidade Vx. Logo que sai da rampa, nessa esfera passa a atuar a força peso P, fazendo com que a esfera caia. Medindo a alcance da esfera em relação ao ponto onde ela saiu da rampa, podemos calcular o trabalho utilizando algumas fórmulas conhecidas do curso de física.
2
2- MATERIAIS
- Tripé universal Delta Max – Cidepe;
- Conjunto de mecânica Arete 2 – Cidepe;
- Lançador Horizontal OTRAM
- Fio de prumo
- Régua milimetrada 500 mm ± 1 mm
- Escala milimetrada projetável
- Folhas de papel A4
- Folhas de papel carbono
- Balança KN 8000, resolução 0,1g – KNWAAGEN;
- Esferas de massas de 16,8 ±