Medievo
A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma) ao ano de 1453 (a queda de Constantinopla). Este período apresenta uma divisão, a saber:
Primeira Idade Média (séculos V-VIII d.C.): época marcada pelo fim do Império Romano e pela fusão dos três elementos que definiram o período medieval: a herança romana clássica, a herança germânica e o cristianismo. Neste período, surgem os primeiros reinos bárbaros e forma-se o Império Muçulmano.
Alta Idade Média (séculos VIII-X d.C.): época marcada pelo aparecimento do primeiro Estado medieval (Império Carolíngio), responsável pelo fortalecimento político e econômico da Igreja Católica, pela cristianização da Europa Ocidental e, finalmente, por uma nova onda de invasões bárbaras (Vikings, muçulmanos e magiares).
Idade Média Central (séculos XI-XIII d.C.): época da consolidação do Feudalismo, do crescimento econômico e, por conseqüência do florescimento urbano, comercial e intelectual.
Baixa Idade Média (XI-XV d.C.): época de crise do sistema feudal e de transição para a modernidade.
Alta Idade Média: período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos: a formação dos Reinos Bárbaros, com destaque para o Reino Franco; o Império Bizantino -parte oriental do Império Romano - e a expansão do Mundo Árabe. Grosso modo, a Alta Idade Média representa o processo de ruralização da economia e da sociedade européia.
Os Reinos Bárbaros
Para os romanos, "bárbaro" era todo aquele povo que não possuía uma cultura greco-romana e que, portanto, não vivia sob o domínio de sua civilização. Os bárbaros que invadiram e conquistaram a parte ocidental do Império Romano eram os Germânicos, que viviam em um estágio de civilização diferente em relação aos romanos. Eles não conheciam o Estado e estavam organizados em tribos. Para os romanos, “bárbaro” era todo aquele que vivia fora dos limites romanos. Os