Medidores Nucleares
A utilização destas fontes como medidores nucleares, permite às indústrias alcançar os rígidos parâmetros exigidos pelo mercado mundial, além de agregar mais qualidade aos produtos. As principais fontes radioativas utilizadas são o Césio-137, Cobalto-60, Amerício-241, Estrôncio-90, Criptônio-85 e Promécio-147. Medições on line de nível, densidade, umidade, peso, espessura e gramatura são amplamente realizadas utilizando fontes radioativas.
A indústria é uma das maiores usuárias das técnicas nucleares no Brasil, respondendo por cerca de 30% das licenças para utilização de fontes radioativas.
Elas são empregadas principalmente para a melhoria da qualidade dos processos nos mais diversos setores industriais. As principais aplicações são na medição de espessuras e de vazões de líquidos.
As fontes mais utilizadas são o cobalto-60, o irídio-192, o césio-137 e o amerício-241. A facilidade de penetração da radiação em diversos materiais, bem como a variação de sua atenuação com a densidade do meio que atravessa, tornam seu uso conveniente em medidores de nível, espessura e umidade.
Medidores nucleares
Hoje, muitas indústrias utilizam medidores de medição nucleares que incorporam uma fonte selada contendo uma substância nuclear radioativa. Como sabemos que o poder de penetração da radiação emitida por substâncias específicas possuem calibres nucleares que fornecem um método de baixo custo, mas altamente confiável e preciso de medir a espessura, a densidade, ou fazer-se de uma grande variedade de materiais ou superfícies.
•o que é um medidor nuclear?
Dispositivo usado em vários ramos industriais, para controle de processo e/ou controle de qualidade.
Consiste basicamente de uma fonte de radiação blindada combinada com um detector de radiação de modo que a mesma interaja com o material examinado antes de atingir o detector, fornecendo um dado em tempo real
APLICAÇÕES
Podem ser usados para indicação e controle de materiais de