Medidores Elétricos
2013
Medidores elétricos Instituto Genária Viana
2013
Medidores elétricos Alunos: Antonio Aguiar, Bruno Torres
Giulia Moraes, Marcella Fonseca
Mickaela Ferreira, Robert Oliveira
Thayná Vianna, Yasmim Martins
Professora: Thamyres
Turma: 3000
Introdução
Ao se tratar de circuito elétrico, precisamos manter em mente as seguintes grandezas básicas: Corrente elétrica (fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica i=∆Q (quantidade de energia) / ∆T (variação de tempo)) e tensão ou ddp (diferença do potencial entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos). Essas duas grandezas podem ser medidas por instrumentos conhecidos como amperímetros e voltímetros. Agora, discutiremos mais detalhadamente a utilização.
Amperímetros
O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor. A unidade usada é o Ampère. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal.
Amperímetro Ideal → Resistência interna nula
Voltímetro
O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito. Ele exibe essas medições, geralmente, por meio de um ponteiro móvel ou um mostrador digital, de cristal líquido (LCD), por exemplo. A unidade apresentada geralmente é o volt. Utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica.