Medidores eletricos
Amperímetro eletrodinâmico:Difere do anterior porque nele não há imã permanente, substituído por umabobina fixa também percorrida pela corrente a ser medida. A mútua reação entre oscampos das duas bobinas determina o deslocamento da móvel, cuja elongação éproporcional ao valor da corrente. Eles são capazes de medir tanto Corrente Contínua 7 quanto Corrente Alternada. No caso de CA, o instrumento tem como leitura o valoreficaz da corrente.
Amperímetro de ferro-móvel:Neste tipo de Amperímetro a bobina é fixa, enquanto o equipamento móvel éconstituído por uma pequena armadura de ferro doce, a qual no momento dapassagem da corrente na bobina e com conseqüente criação de campo magnético,magnetiza-se por indução e tende, portanto, a deslocar-se para o ponto de equilíbrio,onde o campo é mais intenso, contrastada pela reação das molas. A ação sobre apequena armadura não depende do sentido da corrente, portanto esses amperímetrospodem medir tanto CC quanto CA. Além disso a corrente não deve chegar aoequipamento móvel e, portanto, estes instrumentos são muito simples e robustos e,assim, muito apropriados para empregos industriais.
Amperímetro de fio quente:É constituído por um fino fio condutor cujas extremidades estão ligadas aospequenos terminais fixos A e B. Na parte central o fio está mecanicamente ligado, masisolado eletricamente de um segundo fio que se enrola em uma pequena roldana, naqual está ligado