medidores de vazão
Este dispositivo mede pressão diferencial em tubulações em função de uma placa inserida entre dois flanges. Consiste em uma placa perfurada com grande exatidão, a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação. Costumeiramente é fabricado em aço inox, monel, latão, dependendo do fluido.
VANTAGEM:
Instalação fácil, econômica, construção simples, manutenção e troca simples.
DESVANTAGEM:
Alta perda de carga, baixa rangeabilidade.
TIPOS DE ORIFÍCIO
Os orifícios podem ser classificados como, orifício concêntrico, excêntrico e segmental.
Orifício concêntrico: Este tipo de placa é utilizado para líquidos, gases e vapores que não tenham sólidos suspensos.
Orifício excêntrico: Utilizado quando tivermos fluido com sólidos em suspensão, os quais possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo.
Orifício segmental: Esta placa tem a abertura para a passagem de fluido disposta em forma de segmento de círculo. É destinada para uso em fluidos laminados ou com alta porcentagem de sólidos em suspensão.
http://www.tecnoficio.com/docs/images/placa%20orificio1.jpg
EQ na Palma da Mão _ Errata de artigo do engenheiro Henrique Brum da REBEQ 27-1.
A DETERMINAÇÃO DA VAZÃO A placa de orifício introduz uma perda de carga. Uma tomada de impulso realiza a leitura de pressão a montante (antes) e a jusante (depois) da placa - P1 e P2. De acordo como tipo e o dimensionamento da placa, a diferença de pressão entre P1 e P2 nos dará um valor que é convertido em vazão.
http://fenomenos-guilherme.blogspot.com.br/2010/10/medidores-de-vazao-placa-de-orificio.html
Um sistema de medição de vazão através de orifício é constituído basicamente por um dispositivo gerador de pressão diferencial introduzido na tubulação e instrumentos e acessórios destinados a medir a pressão diferencial. Os dispositivos introduzidos na tubulação são chamados de “elementos primários”,