Medidores de Vazão
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO.
- CAMPUS CATU.
DISCIPLINA: METROLOGIA
DOCENTE:
DISCENTES:
MEDIDORES DE VAZÃO
CATU – BAHIA
NOVEMBRO DE 2013
DISCENTES:
MEDIDORES DE VAZÃO
Trabalho solicitado pela Profª _____________ Curso Técnico de Petróleo e Gás, do IF Baiano -Campus Catu, como avaliação para o Módulo do curso.
CATU – BAHIA
NOVEMBRO DE 2013
Introdução
Medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Os medidores de vazão são fundamentais estratégica e economicamente nos processos industriais, pois, são utilizadas para o controle do processo, análise e garantia de qualidade, produtividade; segurança; análise de eficiência, perdas de rendimento; balança de massa, balanço de energia; transações comerciais, medições contábeis, etc. É notável a importância da medição de vazão no âmbito operacional, comercial, e econômico, pois, esta torna prática a interpretação do quanto em dinheiro convertido em fluido está literalmente “correndo”, ou melhor, escoando.
Desenvolvimento
O princípio de funcionamento do medidor de vazão é baseado em três partes, as quais são, a pesagem, força de arrasto e a equação da energia. Cada parte tem uma função distinta neste, como por exemplo a pesagem, que baseia-se no fato de que a vazão pode ser determinada a partir do fluxo de massa que atravessa uma seção durante um intervalo de tempo. Enquanto a força de arrasto baseia-se no fato da força de arrasto ser proporcional ao quadrado da velocidade média do escoamento na seção. Um dispositivo que emprega este método é denominado “Rotâmetro”; estes rotâmetros ou medidores de área variável são medidores de vazão volumétrica de baixo custo utilizados para líquidos, gases ou