medidores de pressão
Engenharia Civil
Profº- José
MEDIDORES DE PRESSÃO
Podemos citar dois tipos de medidores de pressão, o primeiro, um manômetro e o segundo um barômetro. O manômetro mede a pressão exercida pelo gás no recipiente, enquanto o barômetro mede a pressão atmosférica.
A pressão é uma característica importante do campo de escoamento; ela é designada em termos absolutos e relativos. As primeiras são relativas ao vácuo perfeito, enquanto as segundas são medidas em relação a pressão atmosférica local. A medição da pressão atmosférica é normalmente realizada com um barômetro de mercúrio.
- Vacuômetro: Na realidade, o vacuômetro é um manômetro (medidor de pressões), mas que se destina a medir pressões muito baixas, próximas da ausência completa de ar ou de qualquer gás, ou seja do vácuo. O vacuômetro é útil nas aplicações automotivas para medir o poder de sucção de um modo quando ele entra no ciclo de admissão, ou seja, quando ele deve sugar o ar para formar a mistura ar-combustível. Assim, ele pode ser empregado na análise de funcionamento tanto dos motores como também de compressões. Na figura 1 temos um vacuometro comum com uma escala de 0 a 1 mB. Tipos digitais, para uso em bancada também podem ser encontrados, inclusive usando sensores de estado sólido.
-
. CONCEITOS FISICOS IMPORTANTES PARA MEDIÇÃO DE PRESSÃO
Lei da Conservação de Energia (Teorema de Bernoulli)
Relaciona as energias potenciais e cinéticas de um fluido ideal, ou seja, sem viscosidade e incompressível.
Onde g é a aceleração da gravidade e h é a altura.
Teorema de Stevin (Vasos comunicantes)
Relaciona as pressões estáticas exercidas por um fluido em repouso com a altura da coluna do mesmo em um determinado reservatório.
Onde δ é o peso específico do líquido no reservatório.
Princípio de Pascal
A pressão exercida em qualquer ponto de um líquido estático e incompressível se transmite integralmente em todas as direções e produz a mesma força em áreas iguais.