Medidor venturi
Uezo
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
TECNOLOGIA EM POLÍMEROS
DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE
TRABALHO: MEDIDOR DE VENTURI
Aluno: Renato de Barros Oliveira (matrícula – 0723800024)
Profª. Luanda
4º Período – Noite
08/12/09
INTRODUÇÃO:
O cientista italiano G. B. Venturi em 1791 foi o primeiro a demonstrar o principio de funcionamento do tubo de Venturi, sendo que o primeiro cientista a fazer medições com o tubo de Venturi foi Clemens Herscher em 1886 que chamou ao tubo de Venturi, medidor de Venturi. O medidor de Venturi trata-se de um medidor de vazão por pressão diferencial, baseado na queda de pressão. É aplicado para medir escoamentos de fluidos em tubulações, amplamente utilizado em diversas aplicações industriais, sendo constituído por um bocal convergente-divergente (Figura 1).
[pic]
Figura 1
O medidor Venturi é constituído de uma seção a montante do mesmo diâmetro do conduto, que através de uma seção cônica convergente (ângulo geralmente de 21 ± 2º); o leva a uma seção mínima, garganta do Venturi, e através de uma seção cônica divergente (ângulo geralmente de 5 à 15º) gradualmente retorna ao diâmetro do conduto. O difusor cônico divergente gradual à jusante da garganta fornece excelente recuperação da pressão; e isto garante uma pequena perda de carga neste tipo de aparelho, por propiciar pequena perda de carga é recomendado para instalações onde se tem uma vazão de escoamento elevada e onde se deseja um controle contínuo. Geralmente os tubos de Venturi são construídos em ferros fundidos, ou qualquer outro material resistente a corrosão, como por exemplo, o aço inoxidável.
PRICÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
O tubo de Venturi insere-se na classe mais importante de medidores de caudal, ou seja, aqueles em que o fluido é acelerado ou retardado na secção de medição, e a variação na energia cinética é medida pela diferença de pressão criada. No