Medidor de resistência
Engenharia Mecânica, 3ºSemestre Turma B(010074)
Vânia Maria de Jesus; Uanderson Bomfim; Hiroshi do Vale; Alexssandro Araujo;
Roberto Thiago Moraes, Reinado de Santana
-------------------------------------------------
Professor: Kim Veiga Disciplina: Física III
Resumo: A aula realizada em laboratório aprimorou os conhecimentos, em relação à resistência e a resistividade de certos materiais. Havia cinco fios de materiais diferentes e, portanto, diâmetros diferentes, mas todos tinham o mesmo comprimento, ou seja, um metro para todos os fios, e com o multímetro, obtivemos as resistências de cada material, para a partir desse ponto, calcular a resistividade, e definir para cada fio, o seu material, lembrando que eram cinco resistores, mas só foram solicitados três deles. Nosso objetivo foi calcular as resistividades para encontrarmos a composição dos diferentes fios na prática, e também calcular a resistividade do cobre e comparar com o valor tabelado.
Palavras-chave: Resistência, medidor, condutores. 1. Introdução Para explicar a medição da resistência elétrica nos mais diversos tipos de condutores existentes, precisamos entender o que é resistência elétrica, que nada mais é do que a capacidade um corpo tem de se opor à passagem da corrente elétrica. Quando no interior de um condutor metálico è estabelecida a passagem de uma corrente, um numero muito grande de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Com esse movimento os elétrons colidem entre si, além da colisão que existe com os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente elétrica no condutor.
Foi através de experimentos feitos por Ohm que foi verificado que a resistência elétrica de um condutor depende basicamente de quatro variáveis: comprimento, material, área de secção transversal e temperatura.
2. Experimento Durante o