Medidas e Tratamento de Dados (Quimica experimental)
Conhecer técnicas de medidas de temperatura e massa, entender sobre precisão e exatidão, aprender a calcular os erros das medidas realizadas.
Introdução
Todas as medidas físicas possuem um grau de incerteza. Ao se fazer uma medida procura-se manter essa incerteza em níveis baixos e toleráveis, de modo que o resultado possua uma confiabilidade aceitável, tornando válida a informação. Uma maneira de diminuir a incerteza das medidas é realizar o procedimento por diversas vezes, então o valor mais próximo do valor verdadeiro será a média dos valores obtidos.
X/ = X1+X2+...+XN
N
A diferença entre a média e o valor medido chama-se desvio e é dado por: di=|X/-Xi| Desse modo, o desvio representa o quanto o valor medido se afasta do valor real.
Portanto, o melhor valor de uma medida é dado por: X/±di/Quando se trabalha com instrumentos analógicos, é importante determinar o limite de erro do próprio aparelho de medição, nesse caso o limite de erro é dado por:
Limite de erro = menor divisão do aparelho
2E o erro percentual será:
E% = limite de erro x100 valor medido
A medida obtida pode ser considerada:
Precisa: a precisão descreve a reprodutibilidade das medidas – em outras palavras, a proximidade entre os resultados que foram obtidos exatamente da mesma forma.
Exata: exatidão é a proximidade de um valor medido em relação ao valor verdadeiro ou aceito. A exatidão é com frequência mais difícil de ser determinada porque o valor verdadeiro é geralmente desconhecido.
Para realização de medidas de diferentes grandezas, é necessário fazer uso de diferentes instrumentos e técnicas por exemplo, para medir volume podemos fazer uso de uma proveta, como já visto. Então, para medir massa e temperatura, devemos fazer o uso adequado de uma balança e um termômetro, respectivamente. Vejamos agora aguns pontos importantes sobre esses dois tipos de medição.
Medição de Massa
No caso de medição de massas, faz-se o uso de uma balança, no caso de nossos