Medidas e erros
Laboratório de química geral
(Turma sexta-feira)
Aula 2 - Medidas e erros
Integrantes:
21-03-14
Prof. Alexandre
INTRODUÇÃO
A realização de um experimento químico leva em consideração, uma variedade de equipamentos de laboratórios a qual não apresenta altas dificuldades mas há de ser lembrado que cada equipamento tem sua finalidade e por mais que seja feita uma escolha correta do equipamento ainda, tem que ser feito o ajuste mediante os erros experimentais e incertezas intrínsecas que ocorrem durante o processo.
Para ter um uso mais que correto dos equipamentos, os mesmos são dividos pelo seu tipo de material. Entre eles temos os materiais de vidro (que diferentemente dos vidros produzidos com finalidade caseira a quais são feitos por uma fusão de uma mistura sílica (SiO2), soda (Na2CO3) e carbonato de cálcio ( CaCO3) que resulta em silicato sintético de cálcio de sódio em estado não cristalíneo) são produzidos a base de borossilicato junto de óxidos de boro e alumínio, e isso geram propriedades mais devidas ao ambiente laboratorial uma vez que tem transparência perfeita, boa resistência química contra acidos e bases e resistência térmica razoável ( 300ºC). Ainda assim são frágeis e sensíveis a choques térmicos. Os tipos desses materiais são nomeados como tubo de ensaio, béquer, erlenmeyer, balão volumétrico, balão de fundo redondo, kitassato, proveta, bureta, pipeta, funil, vidro de relógio, dessecador, pesa filtro, bastão de vidro, funil de separação, condensador e termômetro.
Outro tipo de material é o de porcelana. São muito empregados nos laboratórios em geral, como almofarizes para trituração de sólidos e o funil de Büchner, este utilizado como filtro à pressão reduzida. Entre seus tipos temos o funil de Büchner, cápsula de porcelana, cadinho , almofariz e pistilo. Ainda temos o material a base de metal que serve como suporte para materiais e substâncias.
Um importante ato que deve ser realizado ao final dos