Medidas e avaliação fisica
- Para se avaliar, efetivamente, todas as medidas devem ser conduzidas com os objetivos do programa em mente.
Antes de se administrar testes, é preciso determinar os objetivos do programa para se poder avaliar os resultados advindos de acordo com os objetivos propostos. - Deve-se lembrar sempre a relação existente entre teste, medida e avaliação. A avaliação inclui testes e medidas. Entretanto, avaliar é muito mais amplo do que simplesmente testar e medir. A avaliação é uma tomada de decisão.
- Devem ser conduzidos e supervisionados por pessoas treinadas.
Não é qualquer pessoa que pode administrar efetivamente um programa de medida e avaliação, que é um assunto sério para ser desenvolvido por alguém não treinado na área. Além do mais, as decisões poderão afetar importantes aspectos da vida de um indivíduo.
- Os resultados devem ser interpretados em termos do indivíduo como um todo: social, mental, física e psicologicamente.
Se um indivíduo vai mal num teste, o profissional consciente irá verificar quais as razões que levaram a tal resultado e, na medida do possível e se necessário, prover assistência à pessoa.
- Tudo que existe pode ser medido.
Em outras palavras, qualquer assunto incluído em um programa de Educação
Física deve ser medido. Existem, naturalmente, áreas da Educação Física que ainda não são bem definidas e por esta razão ainda não foram desenvolvidas testes para medi-las (ex.: sociologia do esporte). Mesmo algumas capacidades físicas ainda necessitam o desenvolvimento de testes mais eficazes ou reformulação de alguns testes já existentes.
- Nenhum teste ou medida é perfeito.
Os profissionais, ás vezes, depositam tanta confiança nos testes e medidas que acabam, acreditando que eles são infalíveis. Deve-se usar sempre o melhor, mais atual e adequado a população, teste possível, mas ter sempre em mente que podem existir erros.
- Não há teste que substitua