Medidas volumétricas - química geral
LABORATÓRIO
Relatório da aula prática de Química, sobre as medidas de volumes aproximadas e precisas, usando corretamente os materiais solicitados, para a obtenção de nota na disciplina de Química Geral.
Equipe: FRANCISCO AVELAR DE LIMA JUNIOR
JEFERSON VIANA DA SILVA
LANDER YGHOR SOUZA DOS SANTOS
MOISÉS FERREIRA FONSECA
RHEURYSON PIERRY SOUZA
RODRIGO LUIZ SOUSA COSTA
Professora: LILIAM GLEICY
Manaus
2014
SUMÁRIO
1. Objetivo
1.1 GERAL
Realizar experimentos com vidrarias, associando o que foi passado pela professora, utilizando os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula e aplicando nas aulas práticas.
1.2 Específico
Conhecer os equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratório, analisando precisamente as medidas de volume obtidas através dos equipamentos volumétricos. Fazendo comparativo de precisão entre cada tipo de recipiente.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 EQUIPAMENTOS DE USO GERAL
Durante o laboratório de química se faz uso de uma serie de operações e equipamentos comuns aos mais diversos objetivos. Normalmente, a esse grupo de técnicas estão associados aparelhagens especificas. Esses objetos, de formas estranhas e de nomenclatura ainda mais esdrúxula, foram sendo desenvolvidos ao longo da própria historia da química a medida que seus inventores criaram novos aparelhos que melhoravam o desempenho das operações.
É possível organizar essa vidraria segundo seu uso em equipamentos empregados para transporte ou armazenamento de substancias, de apoio analítico, para desenvolvimento de técnicas especiais ou isolamento e equipamentos para execução de reações químicas.
As características físico-químicas dos reagentes, produtos e os fenômenos relacionados às suas transformações, levaram