Medidas osciloscopio
O osciloscópio funciona em conjunto com um gerador de sinais, o qual permite gerar ondas com formatos diferentes (onda quadrada, triangular ou senoidal), com diferentes frequências e amplitudes de tensão. Ver Figura 1 e Figura2. As amplitudes de tensão que podem ser geradas variam de 1 a 10V e a frequência de oscilação vai de 0,2Hz a 2MHz.
Para produzir a onda esperada deve-se ter o conhecimento de algumas funções dos aparelhos em questão. Quanto ao gerador de sinais, a função WAVE modifica a forma da onda ( o número 1 indica onda senoidal, 2 é quadrada e 3 é triangular) ; O ajuste das faixas de frequencias é feito pela função RANGE ( no experimento em questão, foram usados os ajustes de canais 4,5 e 6); Há também ajustes para a amplitude das tensões, ajuste fino da frequência e controle da simetria da onda, entre outras.
O gerador de sinais possui uma impedância interna que reduz a amplitude da onda quando uma carga é ligada, devido à uma queda de tensão que ocorre no sistema. Quanto maior for a carga a ser alimentada, maior será a corrente fornecida pelo gerador e maior será também a queda de tensão interna no gerador e a redução na amplitude do sinal de saída. Dessa forma, quando esse equipamento for usado, o nível de saída deve ser ajustado com a carga conectada, por meio do osciloscópio.