Medidas Elétricas
Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a mensuração de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos. Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade.
A principal forma de classificar os instrumentos de medidas elétricas diz respeito à forma como as medidas são apresentadas. Assim, existem os instrumentos digitais, nos quais a medida é expressa diretamente por dígitos numéricos, e os analógicos, onde a leitura é feita através de comparação.
2-OBJETIVO
Mostrar conceitos, classificações e fundamentais importâncias de medidores elétricos, (wattímetro, voltímetro, amperímetro, ohmímetro, frequêncimetro).
-DESENVOLVIMENTO
VOLTÍMETRO
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.
Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.
Os voltímetros podem medir tensões contínuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho.
Voltímetro Ideal → Resistência interna infinita.
Voltímetro Ideal Voltímetro não ideal
CLASSIFICAÇÃO
VOLTÍMETROS ELETROMECÂNICOS
Estes voltímetros, em essência, estão constituídos por um galvanómetro cuja escala tem sido graduada em volts. Existem modelos para correntes contínuas e para corrente alterna.
VOLTÍMETROS ELECTRÓNICOS
Acrescentam um amplificador para proporcionar maior impedância primeiramente (da ordem dos 20 megaohms) e maior sensibilidade. Alguns modelos oferecem medida de "verdadeiro valor eficaz" para correntes alternas. Os que não medem o verdadeiro valor eficaz são por que medem o valor de bico a bico,
e