Medidas eletricas
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O instrumento de ferro móvel tipo repulsão possui duas lâminas e quando a bobina é percorrida pela corrente, as lâminas fixa e móvel magnetizam-se com a mesma polaridade, repelindo-se e provocando o deslocamento do ponteiro, até o equilíbrio do sistema. O instrumento de ferro móvel possui uma bobina percorrida por uma corrente elétrica, formando um campo magnético. Como existe uma peça metálica no interior da bobina, esta se movimenta em função da maior concentração de linhas de força.
Em suma, é baseado na ação do campo magnético (B) criado pela corrente a medir percorrendo uma bobina fixa sobre uma peça de ferro doce móvel.
SIMBOLOGIA
FORMAS DE APLICAÇÃO
Os instrumentos tipo Ferro Móvel têm grande utilização em circuitos CC e CA. Podendo ser utilizado para medir corrente e tensão.
Utilizado: A, V (CC e CA).
2- Instrumento de Bobina
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
No campo de um imã permanente, é montada uma bobina móvel, giratória, alternada por corrente elétrica. A corrente é levada até a bobina por meio de molas espiras, que simultaneamente desenvolvem o conjugado de oposição ao deslocamento da bobina. A rotação da bobina e consequente deflexão do ponteiro são proporcionais à corrente, o que faz com que os intervalos sobre a escala estejam igualmente distanciados. O ponto zero da escala pode tanto ficar no meio quanto na extremidade. Quando ocorre inversão do sentido de circulação da corrente, ocorre também a inversão da rotação da bobina ou da deflexão do ponteiro. Disto resulta que este instrumento apenas pode ser usado para medição de tensão ou corrente contínua. O amortecimento do movimento do ponteiro é obtido por frenagem de correntes de histerese, oriundas do movimento de rotação de uma moldura de alumínio que envolve a bobina móvel, no campo magnético.
SIMBOLOGIA
FORMAS DE APLICAÇÃO
Os instrumentos bobina móvel, são utilizados