Medidas de volume e massas
12 de março de 2013
1
Sumário
Objetivos.................................................................................Pág 2 Introdução...............................................................................Pág 3 Procedimento experimental....................................................Pág 4 e 5 Resultados e discussão..........................................................Pág 5 à 8 Conclusão...............................................................................Pág 8 Bibliografia..............................................................................Pág 8 Anexos....................................................................................Pág 8 e 9
OBJETIVOS O experimento tem como objetivo conhecer os instrumentos que serão utilizados ao longo do curso, comparar a diferença das medidas de volumes entre instrumentos e medir a precisão destes.
2
INTRODUÇÃO Para fazer o procedimento serão necessários alguns conhecimentos prévios de química básica, como por exemplo, a utilização de equipamentos de laboratório (vidrarias), ter noções de tratamento de bases experimentais, ou seja, saber que quando se mede determinado produto numa balança, esta terá sua precisão de acordo com o seu tipo. Precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Sabendo que uma balança analítica tem precisão maior do que uma balança semi analítica, pode-se ver a sua precisão mostrada através da quantidade de números indicado na balança, sabendo que o último número depois da vírgula é o algarismo duvidoso e os anteriores e este (dependendo da localização de um possível zero, se for à direita tem significado, caso contrario não) são os algarismos significativos. Sabemos quais podem se levar em conta no momento de calcular a taxa de erro. Exemplo: Quando o experimento foi feito, a primeira parte, 1-A Calibração de uma pipeta, teve que se medir a massa do béquer com e sem água.