Medidas de tendência central
CURSO:BIOESTATISTICA
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
As medidas de tendência central são assim chamadas por indicarem um ponto em torno do qual se concentram os dados. Elas descrevem uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central
As principais medidas de tendência central são Média, Moda e Mediana.
1) Média Aritmética (x)
Ao lidarmos com um conjunto de dados, podemos calcular diversos tipo de médias. Em nosso estudo focaremos a média mais importante, a média aritmética, e a média ponderada.
A média aritmética (x) é a soma de todos os valores observados da variável dividida pelo número total de observações.
A média aritmética é a medida de tendência central mais utilizada para representar a massa de dados.
Propriedades e observações sobre a média:
1. Depende de todos os dados coletados, sendo portanto afetada por valores extremos;
2. É única em um conjunto de dados e nem sempre tem existência real, ou seja, nem sempre é igual a um determinado valor observado. É muito importante perceber que a média não necessariamente é um dado da série de valores observados.
3. Por depender de todos os valores observados, qualquer modificação nos dados fará com que a média fique alterada.
Isto quer dizer que somandose, subtraindose, multiplicandose ou dividindose uma constante a cada valor observado, a média ficará acrescida, diminuída, multiplicada ou dividida deste mesmo valor.
Exemplificando: se somarmos o número 2 a todos os valores observados, a média será acrescida do valor 2. Se multiplicarmos todos os dados por 3, a média será automaticamente 3 vezes maior.
Obs: se precisarmos calcular a média de um conjunto de dados divididos em classes, convencionamos que todos os valores incluídos no intervalo coincidem com o