Medidas de Precisão
Medidas de Precisão
OBJETIVOS
O funcionamento e utilização do paquímetro e do micrômetro.
INTRODUÇÃO
Nas indústrias são utilizados vários instrumentos de medição e para cada necessidade temos que utilizar instrumentos menos ou mais precisos, senão exatos.
O paquimetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Este é um dos instrumentos mais populares para medir-se dimensões lineares e de profundidade fornecendo leituras com décimos de milímetros (permitindo a leitura 0,5mm) a partir de uma régua graduada.
Já o micrometro é um instrumento que permite efetuar medidas de até milésimos de milímetros. Este é um aparelho constituido de um parafuso de transporte com passo de 0,5mm por volta. Este instrumento permite leitura de até 0,01 mm, ou seja, acrescentando uma casa decimal às leituras obtidas de um paquímetro.
Paqui = automobilistica
Micro = aeronautica
DESENVOLVIMENTO
O paquímetro é composto de uma escala principal fixa contendo duas unidades de medidas, a superior em polegadas e uma inferior em milímetros. Acima da escala em polegadas existe uma escala auxiliar móvel chamada Vernier e abaixo da escala em milímetros existe outra escala auxiliar chamada Nônio, que se move junto com a escala Vernier.
Foi dado o paquímetro e uma peça silíndrica, para ser medida. Abaixo medidas anotadas:
COLOCAR DESENHO COM MEDIDAS
Para a leitura do número inteiro consideramos a marcação zero do nônio, onde ele parar, será à medida, caso a medição não for inteira, temos que recorrer a escala nônio, esta que mede o valor decimal e centezimal. Ela é dividida em vinte partes que representa um milímetro, fazendo a divisão de 1 por 20 teremos cada parte valendo 0,05mm. Para leitura do número decimal ou centezimal consideramos o valor da marcação da escala nônio que coincidir com a escala principal. Para escrever o valor medido, neste caso, coloca-se +/-0,05mm no final da escrita, para demonstrar a