Medidas de grandezas básicas
1. INTRODUÇÃO
Grandeza é conceituada como tudo que possui capacidade de ser mensurada, medida ou aferida. Essas medidas são comparações entre grandezas e as unidades pré-estabelecidas, que servem de padrão para outras medidas.
Existem dois tipos de grandezas, as primitivas (massa, temperatura, tempo, corrente elétrica entre outras) e as derivadas. As grandezas derivadas são obtidas a partir de combinações entre as grandezas primitivas. Área, volume e velocidade são alguns exemplos de grandezas derivadas.
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Estas podem variar de acordo com os equipamentos e com o operador utilizados na sua determinação. Deste modo, a experiência nos mostra que, ainda que uma medida seja repetida várias vezes utilizando-se o mesmo procedimento, sendo pelo mesmo operador ou por outros operadores, os resultados obtidos não são iguais.
É importante destacar que os instrumentos de medir possuem uma variância significativa, o que faz com que um tenha mais precisão que o outro.
É necessário saber com que confiança os resultados encontrados podem ser aplicados, e qual a incerteza de suas medidas, estes critérios são necessários para que outras pessoas possam compreendê-los melhor.
2. OBJETIVOS
- Operar com equipamentos simples de medição e realizar a conversão entre unidades de massa, tempo, volume e espaço.
- Trabalhar com medições de sólidos regulares e irregulares, e liquidos.
- Conhecer o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) e saber realizar transformações de unidades e aplicar conceitos básicos de estatística em procedimentos experimentais simples.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Materiais utilizados:
Régua comum, micrometro, escalímetro, paquímetro, proveta de 100 ml, objeto de forma irregular, objeto de forma regular, balança analítica, água, cronômetro e ampulheta.
Metodologia:
- Medidas de tempo
A ampulheta foi