Medidas de força
EXPERIMENTO:
MEDIDAS DE FORÇA
SANTO ANDRÉ
2010
2
SUMÁRIO
Resumo
3
1 Introdução
4
2 Objetivo
7
3 Metodologia
8
4 Resultados e discussão
13
5 Questões
21
6 Conclusões
29
7 Anexos
30
8 Bibliografia
35
3
RESUMO
Neste experimento realizaram-se medidas de força e efetuou o cálculo da constante elástica de algumas molas, também em tração quanto em compressão. Para isso, foram utilizadas 3 metodologias, uma utilizando a compressão de uma mola, outra utilizando um dinamômetro digital e outra as equações do movimento harmônico simples massa-mola.
O experimento foi divido em nas seguintes etapas:
1) Determinar a constante de mola de compressão, utilizando-se uma escala graduada e diversas massas;
2) Determinar a constante de mola de tração, utilizando-se um dinamômetro e um paquímetro;
3) Determinar a constante de mola de tração, utilizando-se as equações do movimento harmônico simples.
4
1
INTRODUÇÃO
É impossível falar de constante elástica sem falar de Robert Hooke, um
importante cientista do século XVII que juntamente com Newton e outros cientista revolucionaram a ciência, ele foi o primeiro a realizar experimentos sobre a elasticidade dos sólidos utilizando molas metálicas e barras de madeira aplicando forças sobre a mola e medindo as deformações produzidas. O experimento apresentado neste relatório é uma reprodução do que poderia ter sido naquela época, mas com a diferença de que utilizaremos medidores digitais modernos como o dinamômetro no qual se utiliza o mesmo princípio para sua construção.
A força aplicada aos corpos pode ser classificada como força de ação à distância (atração gravitacional) e força de contato (força de atrito e força normal), ela tem a capacidade de mover um objeto ou parar um objeto já em movimento, sua grandeza é vetorial e pode ser definida utilizando a segunda lei de Newton (1) ou utilizando a