Medidas com Paquímetro
Medidas com paquímetro
Salvador - Ba
2013
CURSO DE ENGENHARIA
Anna Cláudia Santos Cotia
Jorge Washington Bueno
Joseilson Pereira Vieira
Luciana da Fonseca Seixas
Mariana Pinheiro Coelho
Natália Freitas Tolentino
Thiago da Cunha Conceição
Victor de Souza Ribeiro
Medidas com paquímetro
Relatório Experimental da disciplina de Física Experimental I apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, ao Professor Marcus Túlio F. Pinheiro, em Outubro de 2013.
Salvador - Ba
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1.1 O PAQUÍMETRO O paquímetro, do grego: paqui (espessura) e metro (medida) é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Este instrumento, de leitura descontínua para medidas de pequenos comprimentos, é ajustado entre dois pontos, retirado do local, sendo a medição lida em sua régua.
Vernier, ou nônio, é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, permitindo uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
O paquímetro apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o numero de divisões do nônio.
Os paquímetros se destinam a medições externas, internas, profundidades e ressaltos.
O paquímetro mostrado na figura abaixo é um tipo familiar de escala milimétrica. Ele possui duas bases, sendo uma fixa e solidária com a escala principal e outra móvel onde se encontra o vernier. Quando o paquímetro está fechado, o zero do vernier coincide com o zero da escala. Quando se desloca o cursor, a distância entre as bases — o comprimento a ser medido — é a indicada pelo zero do vernier na escala principal. As bases possuem encostos onde se apoia o objeto a ser medido (medidas externas).