Medida de dureza e rugosidade em materiais
Centro de Tecnologia – Departamento de Engenharia Mecânica
DEM 0354 – Tribologia de Elementos de Máquinas
Professor: João Telésforo Nóbrega de Medeiros
Dureza e Rugosidade de Materiais
Alunos: Fernando Elias de Medeiros Pereira Costa
Tatiana Maia Cavalcanti
Ana Cláudia de Melo Caldas Batista
Thiago Moreira Dantas
Cláudio Henrique Maia e Medeiros
Natal-RN, 13 de Março de 2012
SUMÁRIO
1. Introdução 2. A Propriedade Mecânica de Dureza 3.1. Tipos de Dureza 3.2. Dureza Brinell 3.3. Dureza Rockwell 3.4. Microdureza Vickers 3. Revisão sobre Rugosidade 4.5. Rugosidade Média (Ra) 4.6. Rugosidade Total (Rt) 4.7. Média dos Elementos de Contorno (Rsm) 4.8. Média Aritmética da Inclinação (Rda) 4. Materiais e Métodos 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Apêndice 8. Referências
1. INTRODUÇÃO
Por que estudar as propriedades mecânicas dos materiais? É de obrigação dos engenheiros compreenderem como as várias propriedades mecânicas são medidas e o que essas propriedades representam: elas podem ser necessárias para o projeto de estruturas/componentes materiais predeterminados, a fim de que não ocorram níveis inaceitáveis de deformação e/ou falhas.
Muitos materiais, quando em serviço, estão sujeitos a forças ou cargas: um exemplo é a liga de alumínio a partir da qual a asa de um avião é construída e o aço no eixo de um automóvel. Em tais situações, torna-se necessário conhecer as características do material e projetar o membro a partir do qual ele é feito, de tal maneira que qualquer deformação resultante não seja excessiva e não ocorra fratura. O comportamento mecânico de um material reflete a relação entre sua resposta ou deformação a uma carga ou força que esteja sendo aplicada. Algumas propriedades mecânicas importantes são a resistência, a dureza, a ductilidade e a rigidez.
As propriedades mecânicas dos