Medida da aceleração da gravidade
Objetivo
Utilizando o “Free Fall Adapter/Pasco” será medido a aceleração da gravidade, o tempo em que a massa utilizada leva para chegar ao seu ponto determinado e analisar a precisão das medidas.
Introdução
Através da queda livre de esferas de aço será medida a aceleração da gravidade, a aceleração que um corpo adquire provocada pela atração gravitacional. A aceleração da gravidade representada pela letra "g", não é uma constante. Ela depende do local onde a medimos.assim o valor da aceleração da gravidade na superfície de cada corpo irá variar, dependendo da massa deste corpo. Levaremos em consideração o ponto final e será cronometrado o tempo em que a esfera demora entre o ponto de partida (Vo) e o ponto final. Para que seja analisado o tempo em que a massa irá levar entre o ponto inicial e o ponto final levando em consideração a gravidade.
Materiais Utilizados
Uma esfera de 18mm.
Experimento “Free Fall Adapter/Pasco”
Procedimentos Experamentais
A experiência constiste em medir o tempo de queda da esfera de aço em determinadas alturas (700, 600, 500, 400, 300, e 200mm). Para isso as esferas serão soltas sem velocidade inicial (Vo=0), vale a relação v=gt, onde v é a velocidade final da esfera e t o intervalo de queda. Será repetido 5 vezes para altura sugerida para maior precisão das medidas.
Resultados Obtidos
Inclinação ∆y = g ∆x = 2 A= (0,70-0,20) = 0,50 0,112-0,019 0,093 5,37 g m/s g=10,74 m/s 2
Conclusão
A aceleração da gravidade para um corpo em queda livre, próximo da superfície da Terra, não depende da altura (h) a que se encontra em relação a um nível de referência, pois, a partir dos cálculos efetuados foi possível verificar que o resultado obtido experimentalmente para o valor de g é muito próximo do valor tabelado que foi deduzido a partir da 2ª Lei de Newton, sendo a incerteza