Medico do trabalho
R: A medicina do trabalho analisa a relação entre saúde e trabalho. Essa função costumava ser chamada de medicina industrial, mas hoje o campo se expandiu para incluir a medicina ocupacional e ambiental, que analisa os efeitos de produtos químicos e outras substâncias do ambiente em nossa saúde.
Os profissionais da medicina do trabalho são empregados por empresas que oferecem serviços médicos para universidades e agências governamentais. Para se tornar um médico de trabalho, basta seguir algumas etapas, e assim conseguir ter sucesso na carreira dessa área tão importante da medicina.
Diferentemente da maioria dos outros profissionais da área de medicina, os médicos do trabalho tendem a possuir horários bastante regulares. Embora os salários variem de um local para outro, eles tendem a ser bastante estáveis – o que não é geralmente o caso dos médicos em consultório particular.
Etapas para se tornar um médico do trabalho
Para se tornar um médico especializado em medicina do trabalho, o aluno do curso de medicina deve se inscrever em um programa de residência de três anos. Geralmente, uma residência em medicina do trabalho começa com um ano de formação em medicina interna seguidos de dois anos de estágio em uma organização de pesquisa, uma agência governamental ou outro programa de residência credenciado.
O profissional que deseja se tornar um médico do trabalho deve prestar cuidados médicos em uma empresa há pelo menos quatro meses. Isso ocorrerá durante o terceiro ano de residência, e é um requisito para se tornar um médico do trabalho.
Inscrever-se e completar um curso de mestrado em Saúde Pública também é uma etapa importante para se tornar um médico do trabalho. Nesse programa, geralmente o aluno vai aprender sobre a epidemiologia e fisiologia do trabalho, toxicologia e outros temas que serão importantes em seu trabalho. O profissional pode completar esse grau depois de receber seu diploma de medicina, ou enquanto ainda estiver cursando