Medicina
A filosofia chinesa baseia-se no conceito de harmonia e equilíbrio do Yin e
Yang e dos Cinco Movimentos, nos quais faz sua manifestação.
Chineses antigos criaram e desenvolveram por meio da observação dos ciclos da natureza e suas mudanças todo um sistema terapêutico de prevenção e cura das patologias, no inicio yin e yang era caracterizado pelo lado ensolarado e sombreado de uma colina.
Baseados na teoria do Tao, a fonte original do Universo, os chineses consideram que, no início, não havia corpo físico ou energético. A esse estado de ausência de forma chamam de Vazio.
O Vazio é a essência do Tao. Quando o Vazio produziu a função de transformar e de criar, através do YinUen, surgiram todas as coisas e fenômenos. Chamamos a esse processo de “manifestação de Existência”, que é a função do Tao.
Nada e Existência, Yin e Yang, Dia e Noite, Amor e Ódio… Um é a essência e o outro, a manifestação; ambos vieram do Vazio, apenas com denominações diferentes.
Ambos os opostos são os maiores mistério do Universo, pois são a criação do Universo e da infinidade de coisas. Assim a essência do Tao é o Vazio, pois do Vazio vieram os opostos Yin e Yang, dos opostos vieram infinidades de processos e acontecimentos que deram origem ao mundo que conhecemos.
Yin e Yang são duas partes contraditórias e complementares dos fenômeno da natureza, que nos leva a um pensamento de:
* NÃO ESTÁTICO * MOVIMENTO CÍCLICO * EM CONSTANTE MUDANÇA, O que isso quer dizer, o dia se transforma em noite, o verão se transforma em inverno, o crescimento se transforma em deterioração.
Todos os acontecimentos ocorridos no universo resultam desta interação.
São representadas por linhas continuas ou quebradas suas possíveis combinações simbolizam todos os fenômenos possíveis do universo.
Varias escolas de pensamento originaram-se a partir dai umas delas a escola Yin-Yang (476-221 a.C.) também chamada de escola naturalista.
Um de seus pensamentos era que o homem é