Medicina
Púrpura de Henoch-Schönlein com acometimento incomum de face
Carolina Bassoli de Azevedo1, Giane Maria Souto Villella2, Andréa Magalhães Nicolato3, Vânia Maria Pires do Carmo4, Sérgio Henrique Schlaucher5, Herval de Lacerda Bonfante6
RESUMO
A Púrpura de Henoch-Shönlein é uma vasculite de causa idiopática, que se caracteriza pelo depósito predominante de IgA na parede dos pequenos vasos, envolvendo tipicamente pele, intestino, articulações e glomérulo renal. O acometimento cutâneo ocorre principalmente em membros inferiores e região glútea, sendo raramente encontrado em face e membros superiores. Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, com seis anos de idade, que apresentava lesões púr- puricas em região auricular, periorbital, malar, mentoniana e membros superiores, além de artralgia e volvo intestinal. Após tratamento cirúrgico e pulsoterapia com glicocorticoide, houve regressão dos sintomas, sem maiores complicações. Palavras-chave: Púrpura de Henoch-Schönlein, pele, lesão facial, envolvimento cutâneo.
INTRODUÇÃO
A Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS) é o tipo mais comum de vasculite em crianças de três a 10 anos de idade, sendo carac- terizada pelo surgimento de lesões púrpuricas, principalmente em membros inferiores e região glútea, podendo cursar com dor abdominal, artralgia e nefrite.¹ Estudos epidemiológicos revelam maior predominância em meninos.² Em trabalho brasileiro, Silva et al. encontraram uma incidência predominante em meninas na faixa etária de seis anos de idade em contraste com a literatura mundial.3,4 Essa síndrome foi descrita primeiramente em 1801 por Heberden, mais tarde em 1837 Schönlein entre o acometimento cutâneo através das lesões púrpuricas e artralgia.