Medicina veterinaria
Disciplina: Fisiologia e Biofísica I
Sistema Nervoso Periférico e Termorregulação
Anápolis
2012
Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Nervos são fios finos e esbranquiçados, formados pela reunião de vários axônios, que partem de encéfalos e da medula espinal, ramificando-se e atingindo todas as regiões do corpo. Gânglios nervosos são pequenas dilatações que contem corpos celulares de neurônios, cujos prolongamentos formam os nervos.
Divisão funcional do sistema nervoso periférico (SNP)
Diversas atividades do sistema nervoso humano são conscientes e estão sob o controle da vontade. Pensar, movimentar o braço ou mudar a expressão fácil são exemplos de atividades voluntarias. Outras ações, entretanto, são automáticas, sendo por isso denominada autônomas, ou involuntária, ocorrendo independentemente de nossa vontade. Exemplos de atividades autônomas são os batimentos do coração, os movimentos das vísceras.
As ações voluntarias resultam da contração de músculos estriados esqueléticos, que estão sob o controle do sistema nervoso periférico somático (SNP somático). As ações autônomas, por sua vez, resultam da contração da musculatura não-estriada (lisa) e da musculatura cardíaca, controladas pelo sistema nervoso periférico autônomo (SNP autônomo).
A função do SNP somático é conduzir ao sistema nervoso central estímulos vindos dos ambientes corpóreo e externo, e levar aos músculos estriados esqueléticos impulsos nervosos vindos do sistema nervoso central. Nervos motores do SNP somático são constituídos por neurônios cujos corpos celulares ficam localizados dentro do sistema nervoso central e cujos axônios vão diretamente do encéfalo ou da medula espinal ate os músculos por eles controlados. Nervos sensoriais do SNP somático são constituídos por neurônios cujos corpos celulares situam-se em gânglios próximos à medula, e cujas fibras levam impulsos de corpos ate a