medicina alternativa
Ciências Naturais
Metodologia de Pesquisa
Medicina Alternativa
Manaus-Am
2014
João Ricardo Dias Carolino
Taiane Domingues
Ciências Naturais
Metodologia de Pesquisa
Medicina Alternativa
Manaus-Am
2014
Introdução
Problematização
O termo medicina alternativa ou terapia alternativa é comumente usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, e das medicinas tradicionais antigas, Estes mesmos estudiosos indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.
Referencial teórico
A critica feita pelo autor Heraldo Curti:
Especialmente nestes últimos vinte anos, os chamados tratamentos alternativos têm encontrado grande acolhida não só entre leigos, como até entre profissionais ligados à área da Saúde. Este fenômeno, que parece ser mundial, reflete uma certa nostalgia pelos "bons tempos", em que as coisas - inclusive as patologias, A ciência médica não nos teria dado os antibióticos, vacinas, transplantes e outras tantas conquistas que temos desfrutado neste último século, se não fosse a sua disciplina na construção de um corpo de conhecimentos que se sedimentou pelo acúmulo de experiências de um incontável número de pesquisadores. Para o sucesso das descobertas médicas foi, também, imprescindível a utilização de duas metodologias do estudo científico, uma chamada uso de grupos-contrôle e outra, estudo duplo cego.
Portanto, reivindicar status de conhecimento científico e têm que se sustentar, exclusivamente, na fé do paciente que a eles apelam. (são verdadeiras religiões, com seus