Medicina Aeroespacial
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1- Pesquise sobre MEDIF (Medical Information Form) e comente sobre as condições em que ele deve ser preenchido. Qual a sua importância? Quando ele pode ser substituído? (2,0 pontos)
R: O MEDIF é um Formulário é de extrema importância para segurança do passageiro, segurança de voo, e de terceiros. Deve ser preenchido pelo passageiro (ou responsável) no ato da compra da passagem aérea, quando o mesmo:
-Sofre de alguma enfermidade ou incapacidade que afete à ele ou a terceiros;
-Passou por cirurgia recente;
-Tem condição de saúde instável;
-Representa risco à segurança ou à pontualidade do voo;
-Precisa de equipamentos e/ou acompanhamento médico durante o voo.
O MEDIF pode ser substituído pelo operador aéreo em casos onde as condições do passageiro forem provadas serem caráter permanente e estável, ou para os clientes que voam com frequência e já preencheram anteriormente o Formulário MEDIF.
Questão 2- Você é piloto de aeronave de pequeno porte não pressurizada. O proprietário da aeronave instalou um sistema de máscara e oxigênio por cilindros que fornece uma mistura de ar enriquecido até 50% de O2, e diz que dessa forma há possibilidade de ascender até 25.000 pés.
A partir deste contexto, argumente sobre a segurança e o que não foi contemplado nessa adaptação. (2,0 pontos)
R: O sistema respiratório depende também de um gradiente de pressão para que possa gerar pressão negativa na caixa torácica (lei da difusão gasosa) para levar ar até os alvéolos. Quanto maior esse gradiente (diferença de pressão), mais fácil é a respiração.
A pressão a 25,000 pés é