medicao da potencia
O presente trabalho por mim apresentado tem como tema: MEDIDAS E APARELH OS DE MEDIDAS e tem como objectivo abordar acerca do tema acima citados e dar-nos a conhecer um pouco dele, enumerar e descrever o mesmo.
A finalidade primordial deste trabalho, é levar ao conhecimento dos elementos que tratamos, as noções básicas para sua assistência, condizentes com a mais actualizada técnica, para assegurar que os mesmos continuem a prestar ao usuário, com qualidade e constância o óptimo desempenho para o qual foi construído.
Ponte de wheastone
A ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos eléctricos que permite a medição do valor de uma resistência eléctrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde.
O circuito é composto por uma fonte de tensão, um Voltímetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos e ajustáveis. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros três são ajustados e balanceados até que a corrente eléctrica medida no galvanómetro seja nula.
Aplicações
Este tipo de circuito pode ser usado para se determinar a tensão mecânica. Sendo Rx um resistor sensível a compressão e os outros três resistores de valores conhecidos, a força aplicada ao resistor variável será proporcional ao valor da resistência desse resistor.
Ponte de Kelvin
A ponte de Kelvin é uma versão modificada da ponte de Wheatstone, de modo a eliminar o efeito das resistências dos contactos e dos cabos de ligação, do processo de medida, quando se pretende determinar com rigor o valor de resistências de muito baixo valor (μΩ). Para compensar os efeitos acima enumerados, esta ponte usa um segundo par de ramos de forma a compensar o valor das resistências de contacto e dos cabos.
Circuito de um quarto de ponte
Na configuração do circuito de um