medicamentos
Medicações
Teixeira de Freitas – BA
Setembro/ 2014
CAROLINA CIRQUEIRA DOS SANTOS
Medicações
Trabalho apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado do Prof.ª Ailton Alves, para obtenção parcial de nota no período do estagio, do curso técnico de enfermagem, do CETEPES.
Teixeira de Freitas – BA
Agosto / 2014
Introdução
Este trabalho descreve medicações de acordo por nome cientifico; comercial; apresentação; indicação; posologia; interação medicamentosa e efeitos colaterais. Essas Medicações são - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
Medicações
DIPIRONA SÓDICA
Nome Comercial: Novalgina, Anador, Conmel, Magnopyrol, Nofebrin.
Apresentação: Solução oral (gotas): frascos com 10 e 20 mL; Comprimidos, embalagens com 30, 100 e 240 comprimidos; Solução injetável 500mg/mL; Embalagens contendo 1, 5, 6, 25, 50, 100 e 120 ampolas com 2 ml.
Indicações: Tratamento de dor e febre.
Posologia: Dor de Leve a Moderada e Febre
Adultos: De 0,5 a 1 g, por via oral, a cada 4 a 6 horas. Dose máxima diária: 3-4 g. De 0,5 a 1 g, por vias subcutânea, intramuscular, ou intravenosa, a cada 6 a 8 horas.
Crianças: Dar 20 mg/kg, por via oral, até 4 vezes ao dia.
Interações Medicamentosas: Aumento dos efeitos de dipirona: cetorolaco, clopidogrel, heparinas, inibidores da recaptação de serotonina. Dipirona pode reduzir o efeito antiplaquetário do ácido acetilsalicílico. Dipirona aumenta concentrações plasmáticas dos aminoglicosídeos. Dipirona aumenta a atividade e risco de sangramento de anticoagulantes. Dipirona aumenta o risco de toxicidade de ciclosporina. Dipirona aumenta o risco de toxicidade dos antidepressivos tricíclicos. Dipirona reduz efeito diurético e eficácia anti-hipertensiva de diuréticos tiazídicos. Dipirona reduz a excreção de lítio e