Medicamentos
AMICACINA
Posologia as doses de sulfato de Amicacina são expressas em termos de Amicacina base. A dose sugerida para adultos e crianças é equivalente a 15 mg de Amicacina/kg de peso corporal diariamente dividida igualmente em doses de 8 a 12 horas, por injeção intramuscular, até o máximo 1,5 g diariamente em adultos. Uma dose de 250 mg, duas vezes ao dia é sugerida para infecção não complicada do trato urinário para adultos. Recém-nascidos devem receber dose de ataque de 10 mg/kg, seguindo de 15 mg/kg de peso corporal diariamente em duas doses de 7,5 mg/kg por dia. As infusões venosas seguem os mesmos critérios de dosagem das musculares, tendo que se usar um veículo de 100 a 200 ml de solução estéril compatível/500 mg de Amicacina para aplicação durante um período de 30 a 60 minutos para cada dose.
Contra-Indicações
embora seja raro ainda microorganismos resistentes à Amicacina, está contra-indicada nesta situação. Está contra-indicada a pacientes com história de hipersensibilidade a aminoglicosídeos ou em pacientes com ototoxicidade e nefrotoxicidade a aminoglicosídeos já manifestas. Neste caso o uso seria por total falta de opção de outro antimicrobiano e por predominância de benefício na relação risco-benefício.
Indicações
como os outros aminoglicosídeos é usado normalmente em combinação, para o tratamento de infecções sistêmicas severas devido a microorganismos sensíveis, gram-negativos e outros. Isto inclui infecções do trato biliar, brucelose, cistite fibrosa, endocardites, (estreptocócicas, enterocócicas e estafilocócicas), endometrites, gastrenterites, listerioses, meningites, otites externas e médias, peritonites, pneumonia, septicemia, desordens da pele, tais como: queimaduras e úlceras, infecções do trato urinário, assim como profilaxia de infecções cirúrgicas e no tratamento de pacientes com comprometimento imunológico e os que já estão em cuidados intensivos. Amicacina é freqüentemente usada concomitantemente com outros agentes