medicamentos para urgência e emergência - adrenérgicos
USO DE ADRENÉRGICOS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Introdução
As drogas vasoativas são ferramentas essenciais no manejo dos distúrbios circulatórios e hemodinâmicos em pacientes graves. Essas drogas são utilizadas em choque circulatório, independente da etiologia, seja distributiva, obstrutiva, hipovolêmica ou cardíaca. Em pacientes com instabilidade hemodinâmica as drogas vasoativas são frequentemente utilizadas para restaurar e manter a perfusão efetiva aos órgãos vitais, minimizando o risco de disfunção de múltiplos órgãos.
Dobutamina
Ação principal: Agonista de beta-1 (não seletivo).
Indicações: hipoperfusão nos quais o débito cardíaco é insuficiente para suportar as demandas circulatórias; tratamento de pacientes nos quais a pressão de enchimento ventricular anormalmente aumentada pode levar a um risco de congestão pulmonar e edema; usada para aumentar a contratilidade cardíaca na insuficiência cardíaca aguda resultante tanto de doença cardíaca orgânica como de procedimentos cirúrgicos cardíacos.
*A experiência com Dobutamina intravenosa em ensaios controlados não se estende além de 48 horas de administração.
Contra-indicações: casos de estenose subaórtica hipertrófica idiopática (a obstrução pode aumentar), feocromocitoma (pode ocorrer hipertensão grave), taquiarritmias ou fibrilação ventricular (pode ocorrer exacerbação da arritmia), pacientes com hipersensibilidade à Dobutamina e em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva.
Advertências: Aumento na frequência cardíaca ou na pressão sanguínea, pois pode causar um aumento pronunciado na frequência cardíaca ou na pressão sanguínea, especialmente na pressão sistólica. - Geralmente a redução da dose reverte prontamente esses efeitos. Reações de hipersensibilidade - Pode ocasionalmente incluir erupção cutânea, prurido do couro cabeludo, eosinofilia, febre e broncoespasmo. Em crianças aumenta o débito cardíaco e a pressão sistêmica em pacientes pediátricos de